sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bilene



A cerca de 200 km da capital Moçambicana, plantada de raiz na natureza está o Bilene.

Qualquer razão é válida para justificar uma visita. Até se for para não se fazer nada.

Entranhada nesta bela localidade, está uma paradisíaca lagoa ligeiramente salgada que ostenta um espelho de água imaculadamente límpida numa extensão superior a 25 km .
O desafio colocado a quem a visita é imediato. Um mergulho rasgando as suas águas.
Mas note-se que essa experiência poder ser ainda mais agradável se for praticada em Dezembro. Assim , nesta época, já se  pode  desfrutar dos 30 ºC  que a água oferece . Isto digo eu, que com águas a menos de 27ºC  já se acha um pinguim.
Se, por acaso, o visitante é daqueles que adora “quebrar” as ondas, então deve meter-se num barco, atravessar a Lagoa para o lado de lá (em escassos minutos) e dar largas à sua vocação mais radical numa praia de dunas arenosas onde a água desmaia a seus pés. Mas, se pelo contrário a sua preferência, for por águas pouco onduladas e que ofereçam “pé firme” durante muito tempo, então deve optar pela lagoa. Aí, é só deixar-se ficar em “banho maria”, enquanto frui do verde exuberante encantado pelo canto afinado que sai de bicos tão pequeninos e magnânimos.
Para os amantes da natureza mais selvagem que dispensam os luxos oferecidos pelos complexos turísticos em betão com um bom número de estrelas,  encontra-se do outro lado da lagoa, em perfeita harmonia com a natureza, um”Lodge” muito interessante.

Há destinos onde, mesmo quando nada acontece, a natureza por si só se encarrega de tudo. E como nobre é ela.

Bilene é um desses locais!

Aurélio Terra



3 comentários:

  1. por aquilo que descreves, nem num sonho por mais lindo que seja, se conseguirá imaginar a beleza que essas terras têm...és um felizardo por conheceres tal beleza.

    ResponderEliminar
  2. Meu pai andou por terras de África, em jovem, e contava histórias lindas de Angola, onde esteve mais tempo, e Moçambique.
    Imagino que devem ser deslumbrantes.
    cantinhodacasa

    ResponderEliminar
  3. olá;pois que muito apreciei saber assim de como viste Moçambique, terra que ainda não conheço;
    de África não falo,não sei fazê-lo;
    sei que volto "lá" vezes sem conta;e ainda não entendi porque não é lá o meu endereço.
    beijinhos,~
    NI

    ResponderEliminar