terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pau Preto



O artesanato em pau preto é vivamente procurado pelo turista que visita Moçambique.
Em muitos dos passeios que ladeiam as avenidas de Maputo, desfilam as peças de artesanato desse ébano africano. Confesso que me intrigou o facto de haver tanta disponibilidade da natureza, em doar essa ebanacea que o artista molda ao sabor das suas emoções.
Informou-me um expert na matéria, responsável por uma galeria de arte que visitei em Maputo, que algum do pau preto exibido nas bancas improvisadas, debaixo das acácias, nada tem digno desse nome.
Na realidade, e ainda segundo o especialista referido, algumas peças de artesanato quando finalizadas são sujeita a um banho de vioxene (aportuguesamento do francês vieux-chêne) que escurece a madeira. Mas, não fosse turista, desconfiado dar pelo logro, a graxa em preto devidamente polida completa a ilusão. Lembro-me de ter ficado intrigado ao ver, no mercado central de Maputo, um vendedor de artesanato a dar lustro às suas peças, através dos movimentos bem ritmados de uma escova que pela aparência já tinha acariciado muita obra.
Mas, acima do valor da matéria prima, sobrepõe-se a alma do artista que através de golpes de formão, delicadamente, perpetua as sua vivências. Ele sabe, que nem ele nem mais ninguém esculpirá outra peça igual. Cada obra é única, porque não se sujeita a técnicas de produção industrial.
Moçambique, é sem dúvida um País de gente vocacionada para as diferentes expressões da arte. O processo técnico, transmitido de geração para geração ganha expressão muito própria, quando o artista liberta o seu mundo existencial.

A velar pelo meu sono, tenho na mesinha de cabeceira, duas galinhas do mato em pau- preto (não cheiram a graxa), que todos os dias me fazem rememorar essa terra que me enfeitiçou.

P.S. A árvore de pau preto, cientificamente designada por Diospyros mespiliformis, é constituída por uma parte lenhosa exterior de cor clara e uma interior de lenho preto. Essa cor e a particular dureza que caracteriza a madeira, só é adquirida quando a árvore apresenta uma idade já avançada. Esta árvore, encontra-se em maior número no norte de Moçambique

Aurélio Terra

1 comentário:

  1. procura contactos para exportar po Russia PAU PRETO(material para produsao de movel)
    proba-200@mail.ru
    351 968 039 670
    alexander krasilnikov

    ResponderEliminar