domingo, 4 de abril de 2010

Os encantos da Marginal



Continuando as caminhadas em busca de um tempo vivido, a linha do horizonte deixa-me transparecer imagens das belas tardes domingueiras que passei, assim como muitos citadinos na extensa Marginal, pejada de altivas palmeiras e de bancos que se estendia desde o imponente edifício da Fazenda Pública (hoje Ministério das Finanças) até à Praia do Miramar, em passeio de cimento desenhado aos quadrados. Dali podia-se observar a vastidão da Baía do Espírito Santo, das águas calmas que suavemente beijavam a sua muralha, de forma quase romântica. Aquela Marginal sempre povoada de passeantes, que faziam um compasso de espera quase todas as vezes que um pescador desportivo, acelerava a alavanca do carreto da cana de pesca trazendo como troféu, um exemplar de peixe-serra ou mesmo uma corvina. Do lado de lá avistava-se a Vila da Catembe, com a sua linda praia aos pés. Ainda antes do meu regresso, foi inaugurado o cais do ferry boat que fazia a ligação para a outra margem. Defronte da Marginal situava-se o afamado Restaurante Zambi, sendo o seu salão de festas referenciado por bailes sem conta, abrilhantados  pelos Nigth-Stars ou o AEC. Quantos jovens e adultos não recordarão esses ritmos? Na explanada, entre umas cervejas e petiscos, sentia-se o agradável sossego de um convite à meditação. No pinheiral junto à casa do Minho, famílias e amigos resguardando-se da canícula, consolavam o estômago em animadas merendas. Nos terrenos subjacentes erguiam-se as instalações da FACIM (Feira Agro-Comercial- Industrial de Moçambique) visionada por milhares de visitantes. O seu interior ostentava pavilhões dos quatro cantos do mundo, gente que procurava mercado para os seus produtos. Já ao cair da tarde, um hábito criado era a passagem pelo quiosque dos gelados, junto à Rotunda Luminosa e próxima do Clube Naval, para se saborear um delicioso sorvete de baunilha ou morango. O passeio só viria a terminar, passando pela verdejante zona de eucaliptos, que envolviam as instalações do Ginásio local. Tinham de facto fama, aqueles memoráveis passeios que caracterizaram de uma forma muito especial, a vida quotidiana daquela época.

Manuel Terra

1 comentário:

  1. Caro Manuel Terra.

    Encantado com as memórias sobre os encantos da Marginal.Retenho claramente na memória as minhas visitas às Feiras da FACIM, a partir da Matola, com a família, onde na minha infância me deixava embalar por entre o labirinto dos pavilhões. Tenho acompanhado o presente blogue ao qual gostaria de aderir, ao menos como visitante, mas infelizmente não existe a caixa de inscrição no painel lateral.

    Outro assunto: gostaria de comunicar-lhe que o grupo disciplinar de História da Escola Secundária de Valpaços obteve autorização do conselho Pegagógico para a criação de um Clube de História vocacionado para a pesquisa e publicação de matérias relacionadas com o Património histórico e cultural de relevância regional, local, mas também Nacional e Universal. Ora conhecendo, como a maioria dos membros do Clube conhece o singular perfil de autodidacta do Manuel Terra e dos seus invulgares conhecimentos nas matérias referidas, seria para nós uma mais-valia, além de indizível prazer, a sua adesão como membro e autor no blogue que criámos para o Clube. Surgem como requisitos básicos a posse de um email do google (gmail) e de um blogue igualmente do google (blogspot), para a partir dele poder editar e publicar directamente o que pretende e passar a figurar no painel como um dos membros activos. Não está interessado? É claro que, entretanto deve dar uma olhadela pelo blogue, através do seguinte url:

    http://clubehistoriaesvalp.blogspot.com

    Se estiver disposto apenas em colaborar com as suas publicações, pode enviar a documentação que desja ser editada para o email do Clube que nós tataremos da sua edição e publicação, referenciando o autor, o que deve ser feito para o seguinte:

    clubehistoria.esvalp@gmail.com

    Em todo o caso aguardamos a sua resposta neste mesmo email.

    Um Grande Abraço

    Leonel Salvado

    ResponderEliminar